quinta-feira, 7 de maio de 2009

Desafio África




Havia escravidão na África antes da chegada dos europeus?


É muito comum ouvirmos falar que já existia escravidão na África antes da chegada dos europeus. Isso é verdade, realmente havia escravidão na África antes dos europeus. Mas essa escravidão era igual a escravidão feita pelos europeus?

Os povos do deserto, os bérberes, que viviam na África capturavam e vendiam escravos negros. Esses escravos eram capturados ao sul do deserto do Saara e vendidos em grandes mercados no Marrocos e no Egito.

Mas na África negra não era assim. As pessoas não eram capturadas para serem vendidas como escravos. Segundo o historiador Mário Maestri, o que havia entre os negros africanos era uma espécie de servidão familiar.

Como isso ocorria?Quando havia guerra entre os próprios africanos, os vencedores faziam prisioneiros. Os prisioneiros tinham que trabalhar gratuitamente para os vencedores por um certo período de tempo,geralmente dois anos. Mas durante o período de cativeiro o escravo tinha alguns privilégios, podendo inclusive casar com alguém do grupo dos vencedores. Quando isso ocorria, o ex-cativo se tornava membro da família para o qual tinha trabalhado. Seus filhos não poderiam ser vendidos e seus netos tinham todos os direitos de uma pessoa livre.


Com a chegada dos europeus às costas africanas a situação mudou completamente.


Os europeus ofereciam armas de fogo, pólvora e bebidas alcóolicas aos chefes africanos e em troca pediam prisioneiros de guerra para vender como escravos. Dessa maneira, os prisioneiros de guerra passaram a servir como moeda de troca para os chefes africanos e como uma mercadoria para os traficantes europeus. Você consegue perceber como os dois sistemas são diferentes?

A insegurança aumentou muito nas regiões em contato com os europeus. O grupo que tinha mais armas de fogo era também o mais forte. As armas de fogo, que antes eram desconhecidas na África, passaram a ser sinônimo de poder. Com as novas armas, os chefes africanos começaram a fazer mais guerras, com mais guerras eles obtinham mais prisioneiros e, com mais prisioneiros mais armas. Armas estimulavam mais guerras. Em poucos anos os europeus conseguiram criar um verdadeiro ciclo vicioso.

Em pouco tempo aldeias inteiras foram destruídas, após a chegada dos europeus a Àfrica enfrentou uma verdadeira catástrofe: milhões de africanos foram arrancados de sua terra e levados como escravos para a América.

2 comentários:

  1. na verda de a africa era rica mas com a chegada dos euro peus eles exploraram a riquezas

    ResponderExcluir
  2. e muito interesante o testo

    ResponderExcluir