terça-feira, 28 de abril de 2009

código de Hamurábi




Quando Anu, o sublime, o rei dos deuses, e Entil, dono do destino do país, deram ao
Deus Marduk o poder supremo sobre todos os homens e, quando criaram a sublime Babel e a fizeram poderosa no Universo, naquele dia Anu e Enlil pronunciaram o meu nome, para alegrar os homens,

Hamurábi, o príncipe piedoso, adorador dos deuses, para fazer justiça na Terra, para eliminar o mau e o perverso, para que o forte não oprima o fraco, para,como o sol, levantar-se sobre o povo de cabelos negros e iluminar o país.

Eu sou Hamurábi, aquele que acumula opulência e prosperidade, conquistador dos quatro cantos da terra, (...)aquele que supriu seu povo com a água, que amontoou riquezas para Anu e Ishtar,
aquele que encheu de abundância os templos, que executou com exatidão os grandes ritos da deusa Ishtar, aquele que conhece a sabedoria, que aumenta as terras cultivadas e que enche os celeiro,aquele que procura pastagens e lugares de água, aquele que prende o inimigo,aquele que protege o povo na catástrofe.

Eu sou o primeiro dos reis, aquele que dominou as regiões do Eufrates,
Aquele que salvou seus homens da desgraça,
Aquele que estabeleceu suas regras na Babel em paz, aquele cujas obras agradam Isthar deusa do amor e da guerra, aquele que dirige os povos.

Eu sou o rei forte, o sol da Babel,
Aquele que faz surgir a luz para o país de Sumer e Acade,
O rei que traz obediência aos quatro cantos da terra, o protegido da deusa Ishtar,
Quando o deus Marduk encarregou-me de fazer justiça aos povos, de ensinar o bom caminho ao país, eu estabeleci a verdade e o direito e promovi o bem-estar do povo.(BOUZON, Emanoel. O Código de Hamurábi. Petrópolis:Vozes,1986)



Copie e cole esse material no word e depois responda as perguntas



a)Segundo o inicio do documento, quem deu poderes ao rei Hamurábi?

b)De acordo com o segundo e com o terceiro parágrafo, do que o rei se orgulhava?

c)Quais as funções do rei, de acordo com o segundo parágrafo?

d)O que o segundo parágrafo informa sobre o papel religioso do rei? Além das funções religiosas, para que serviam os templos?

e)De acordo com o terceiro parágrafo o que faz o rei? Em nome de quem ele exerce esse poder?


f)Segundo Hamurábi, quem lhe deu autoridade para governar e julgar?


2 comentários:

  1. Oi rafaela. Não é assim que funciona. Você faz a produção, posta ela como comentário e eu corrijo a partir do que você fez.Ok

    ResponderExcluir