quarta-feira, 1 de abril de 2009

Unificação Italiana


Depois das guerras napoleônicas, os vencedores se reuniram no Congresso de Viena para organizar mais uma vez o mapa da Europa.

A região que hoje é conhecida como Itália ficou dividida da seguinte maneira:


-Reino Sardo-Piemontês: governado por uma dinastia italiana. Era autônomo e soberano;

-Reino Lombardo-Veneziano: governado pela Áustria;

- Ducados de Parma, Módena e Toscana: governados por duques subservientes à Áustria;

-Estados Pontifícios: governados pelo papa;

-Reino das Duas Sicílias: governado pela dinastia de Bourbon.


Dentro os diversos estados italianos, o mais capaz de liderar a luta pela unificação era o Reino de Piemonte e Sardenha. Esse reino era o mais industrializado de todos e o seu regime político era a monarquia constitucional. Lá a burguesia era mais rica e livre para lutar.
As principais ações foram dirigidas pelo ministro de Piemonte, Cavour. Ele próprio
Reunias as classes sociais que dirigiam o processo de unificação nacional: Cavour era latifundiário, banqueiro, dono de fábrica e economias. Em 1858, ele montou uma aliança com o imperador da França Napoleão III: a França tinha prometido dar força para Piemonte no caso de uma guerra contra a Áustria. A guerra começou em 1859. Apesar da França ter retirado seu apoio com medo de uma intervenção da Prússia, que estava formando um grande exército, Piemonte conseguiu vitórias importantes. A Lombardia passou a ser italiana, embora Veneza continuasse dominada pelos austríacos.
O sul da Itália também se mobilizava. O líder de lá não era um nobre como Cavour, mas um homem do povo chamado Giuseppe Garibaldi. Liderando um exército de camponeses, os Camisas Vermelhas, que acreditavam numa unificação que lhes desse terras e direitos democráticos, Garibaldi derrotou as forças do rei de Nápoles, um membro da dinastia francesa dos Bourbon.
As lutas contra a Áustria tinham estimulado os reinos da Toscana, Parma, Romanha e Módena a se unir ao reino de Piemonte. Em 1866 estourou a guerra entre a Áustria e a Prússia, como veremos abaixo, e os italianos aproveitaram para apoiar a Prússia. Assim que a Áustria foi derrotada. Piemonte tratou de incorporar Veneza.
As lutas prosseguiram e Garibaldi passou a controlar o sul da Itália. Entretanto seu movimento não possuía força suficiente para assumir iniciativa política. Assim Garibaldi teve que recorrer a submissão diante do rei de Piemonte e Sardenha.
Quando em 1870 a França e a Prússia entraram em guerra, Cavour colocou a Itália apoiando o lado mais forte. No caso os alemães da Prússia. Os franceses tinham tropas sediadas em Roma para que os italianos não tomassem posse dos territórios do Papa. Diante da guerra com os prussianos, tiveram que se retirar. Então o exército nacional italiano ocupou Roma e o papa contrariado teve que aceitar o fim de seu poder sobre a milenar capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário