domingo, 12 de abril de 2009

Estudo Dirigido: Segundo Reinado

O trabalho a seguir deverá ser realizado em duplas, nele vocês irão elaborar um trabalho sobre o Segundo Reinado no Brasil.Vocês podem consultar os livros do Espaço e Tempo ou a Internet. Esse trabalho terá os seguintes subtítulos:
·A maioridade de D.Pedro II
·As rebeliões liberais de 1842
· A Rebelião Praieira
·O Parlamento no Brasil imperial
· A política de Conciliação
·A consolidação do Regime
·A economia no segundo reinado

Lembrem-se, que para elaborar o texto vocês precisam entender o conteúdo dele. Isso significa que vocês conseguem explicar de maneira clara o que foi lido e escrito. Para tanto quero que vocês tentem responder em cada um dos tópicos as seguintes perguntas:

·D.Pedro subiu ao trono aos 14 anos de idade no dia 23 de julho de 1940. Você acha que um rapaz de 14 anos estava em condições de governar um país? Como os políticos brasileiros tentaram resolver essa questão?

· Quais foram as causas das revoltas liberais de 1842?

·“Nossa independência foi uma coisa de pai pra filho. Ainda não terminou. Só na rua da Praia existem mais de 120 portugueses no comércio de carne-seca e apenas três brasileiros”. – Essa afirmação foi publicada no jornal Voz do Brasil em Recife. Explique o seu significado tendo em vista as causas da Revolução Praieira.

·Os rebeldes da Revolução Praieira lançaram suas propostas em documento conhecido como Manifesto ao Mundo. O que dizia esse documento?

·Qual é a diferença entre o sistema presidencialista e parlamentarista?

·Explique como funcionava o sistema Parlamentarista no Brasil do Segundo Reinado

·Durante o Segundo Reinado existiam dois partidos políticos. Que partidos eram esses? O que cada partido defendia?

· Durante o segundo reinado ocorreu uma consolidação do regime imperial que foi denominada de “paz imperial”. Quais foram os fatores que favoreceram essa consolidação?

·Quais eram os principais produtos produzidos no Brasil no final do século XIX. Desses produtos, qual era o mais importante para a nossa economia? Onde ele começou a ser produzido e porque ele contribuiu para a estabilidade política do Segundo Reinado?

·Que razões favoreceram a expansão da produção cafeeira no Brasil?

·Por que a expansão da lavoura de café contribuiu para a urbanização da região Sudeste Brasileira?

· Qual a relação entre o café e as ferrovias no Brasil?

Um comentário:

  1. minha profis deusa copiou esse exercicio ai meu deeus como ela é criativa!

    ResponderExcluir