quinta-feira, 19 de março de 2009

Ideologias do Século XIX


Texto 1:

“O dinheiro é um principio libertador. A substituição da posse do solo ou do nascimento pelo dinheiro como princípio de diferenciação social é incontestavelmente um elemento de emancipação. A terra escraviza o indivíduo, fixa-o ao solo. A mobilidade do dinheiro permite que se escape às imposições do nascimento, da tradição, que se fuja ao conformismo dessas pequenas comunidades voltadas sobre si mesmas e estritamente fechadas. Basta ter dinheiro para que haja a possibilidade de mudar de lugar, de trocar de profissão, de residência, de região. A sociedade liberal, fundada sobre o dinheiro, abre possibilidades de mobilidade: mobilidade de bens que trocam de mãos. Mobilidade das pessoas no espaço, na escala social.”(RÈMOND,René. O século XIX: 1815-1914)

1-Para o autor, o uso do dinheiro para diferenciação social é importante?
2-Quais argumentos ele emprega para justificar sua opinião?


Manifesto Comunista
“Um espectro ronda a Europa: o fantasma do comunismo. Todas as forças da velha Europa se uniram para combate-lo.(...)
A história de todas as sociedades até os nossos dias tem sido a história das lutas de classes(...). Opressores e oprimidos se enfrentaram sempre, mantiveram uma luta constante, velada algumas vezes, aberta e franca outras.
A burguesia tem desempenhado um papel altamente revolucionário na História(...)Uma revolução contínua na produção, um incessante abalo de todas as condições sociais, uma inquietude e um movimento constante distinguem a época burguesa das anteriores.(...)
As armas que a burguesia utilizou contra o feudalismo agora se voltam contra ela própria.(...)Ela produziu também os homens que empunharão essas armas: os trabalhadores modernos, o proletariado.(...)O progresso das indústrias(...) substitui o isolamento dos trabalhadores(....) por sua união revolucionária(...)Assim, o desenvolvimento industrial destrói as bases que a própria burguesia havia construído. Ela produz seus próprios coveiros(...).
Os comunistas consideram indigno ocultar suas idéias e objetivos(....)Os trabalhadores não tem nada a perder, a não ser as suas algemas. Em compensação, tem um mundo inteiro a ganhar. Proletário do mundo inteiro, uni-vos!”(MARK,Karl; ENGELS,Friedrich. Manifesto Comunista, 1848.)

Questões:
1-Com base no que você aprendeu sobre o iluminismo e o absolutismo e a revolução Francesa explique o trecho: “A burguesia tem desempenhado um papel altamente revolucionário na História(...)Uma revolução contínua na produção, um incessante abalo de todas as condições sociais, uma inquietude e um movimento constante distinguem a época burguesa das anteriores.(...)”.
2-Segundo o texto, quem produziu o proletariado?Como?
3-Marx e Engels consideram que a história é baseada em conflitos sociais. Que tipos de conflitos são esses?
4-Quem seriam: “os coveiros da burguesia”?
5- Por que o crescimento da economia capitalista condenaria a burguesia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário