quarta-feira, 4 de março de 2009

A Escravidão na África

A Escravidão na África

Leia o texto e depois comente quais são as principais características da escravidão Africana.
Essa escravidão era igual a escravidão dos europeus?Explique

"Nas sociedades organizadas em torno dos chefes de linhagens, em aldeias ou federações de aldeias, podiam viver estrangeiros capturados em guerras ou trocados por produtos como sal e cobre, que eram subordinados a um senhor e podiam ser chamados de escravos. Eles podiam ser castigados ou vendidos e tinham que fazer o que o seu senhor determinasse. Dava-se preferência a mulheres, que cultivavam a terra, preparavam os alimentos e tinham filhos. Os filhos das escravas com homens livres da família do seu senhor ou com ele mesmo geralmente não eram escravos. A princípio não tinham os mesmos direitos dos filhos de mulheres livres, trazendo a marca da escravidão, mas a cada geração esta ia diminuindo, até desaparecer(...)

Nos reinos que reuniam várias aldeias e federações de aldeias e nos quais o rei vivia numa capital, cercado de sua corte, de suas mulheres e de seus soldados, era maior e mais frequente a presença de escravos. As guerras de expansão ou para sufocar rebeliões eram a principal maneira de adquiri-los, mas estes podiam ainda ser comprados ou condenados a pagar com a perda da liberdade o desrespeito às regras locais. As mulheres, além dos trabalhos rurais e domésticos, também eram recrutadas para aumentar o harém do rei; os homens, além de trabalhar no campo, engrossavam os exércitos e faziam parte das caravanas como carregadores ou remadores(...)

Aliás, não era raro o senhor libertar os seus escravos, principalmente se estes lhe prestassem bons serviços.

Havia, assim, uma hierarquia dentro da condição de escravo, que ia desde o mais desprezado, como aquele que fazia os serviços desagradáveis e extenuantes, como trabalhar no campo e carregar cargas, até o que ocupava postos de responsabilidade e era admirado pelos seus talentos. O que fazia deste último um escravo, apesar de seu prestígio, era o fato de, por ser estrangeiro, não ter laços de parentesco ou solidariedade na sociedade em que vivia, na qual só era reconhecido como membro na qualidade de subordinado a um senhor.(...)

Assim, quando os primeiros europeus chegaram à costa atlântica africana, e entre outras coisas se interessaram por escravo, abriu-se mais uma frente do comércio de gente, mas este já era velho conhecido de muitos povos africanos."(SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática,2006.p 47-49)

4 comentários:

  1. Bom, o texto fala sobre a escravidao na africa, éra muito injusta, os escravos , em sua maioria, eram negros e tinha descendencia africana.Os escravos tinham uma hierarqui que determinava onde eles iam ficar, a hierarqui ia dos que fasim o trabalho pesado, como carregar cargas, até os preferidos do rei, os que eram reconhecidos pelos seus talentos, e repeitados.Pois é , pelo menos nesta época, nao éra nada nada justo .

    Júlia Drummond Daiha :D

    ResponderExcluir
  2. Principais características da escravidão na Africa :

    As principais caracteristicas são:As escravas tinham mais preferencia, e quando uma escrava tinha um filho com um homem livre, geralmente o filho não era um escravo, porém era diferente com as MULHERES livres, se uma mulher livre tivese um filho com um escravo, o filho mesmo assim seria um escravo.
    Era muito raro o senhor libertar seus escravos mesmo fazendo boas ações há ele.
    Os escravos vinham de guerras, ou sufocasos de rebelios.
    Também os escravos mais desprezados eram designados para os piores trabalhos , como trabalhar no campo ou carregar cargas.
    Tinha muitas chances de um estrangeiro de outra tribo virar escravo, há não ser que alguém da tribo defendese o estrangeiro mas eles eram tratados diferentes.

    Pergunta : Essa escravidão era igual a escravidão dos europeus? Explique.
    Não, essa escravidão é BEEM diferente da dos Europeus, a escravidão dos europeus os filhos dos escravos não tinham vez, mesmo sendo filho de homens livres vice-versa, filho de escravo era escravo. E os escravos não vinham de guerras, eles eram TRAZIDOS da Africa. Realmente era TOTALMENTE diferente.

    Bia Praça

    ResponderExcluir
  3. Principais características da escravidão na Africa

    As principais caracteristicas são:
    Era muito raro o senhor libertar seus escravos mesmo fazendo boas ações há ele.
    Os escravos vinham de guerras, vindos de rebilão ou até se desrespeitasem a lei.
    Também os escravos mais desprezados eram designados para os piores trabalhos , como trabalhar no campo ou carregar cargas.
    Tinha muitas chances de um estrangeiro de outra tribo virar escravo, há não ser que alguém da tribo defendese o estrangeiro mas eles eram tratados diferentes.

    Pergunta : Essa escravidão era igual a escravidão dos europeus? Explique.
    Não, essa escravidão é BEEM diferente da dos Europeus, a escravidão da Africa era apenas uma forma de punição; por examplo: Se ele fosse rebelde, se desrespeitase a lei, se viesse de guerras ou até´para o comércio, no Brasil a escravidão era mais um modo de mão de obra para as pessoas mais poderosas que não faziam trabalhos forçados. Realmente era TOTALMENTE diferente.

    ResponderExcluir
  4. Qualquer tipo de escravidão é terrível, mas a escravidão dos europeus foi em função da força de trabalho, que eles precisavam para explorar as riquezas de diversos países no mundo. E o pior, só pelo fato de ser negro já era considerado escravo. Os responsáveis por essa barbaridade no mundo, têm uma enorme divída, não só com os negros, mas com todos os seres humanos vítimas de preconceitos....

    ResponderExcluir