terça-feira, 13 de abril de 2010

Um dia no Paleolítico


"Aqui, em uma curva da corrente(de um rio), vemos um pequeno grupamento humano, cinco fêmeas adultas e um aglomerado de crianças e jovens. (...). Estão conversando alto, alguns deles trocam observações e alguns discutem os planos do dia. Mais cedo, antes do nascer do sol, quatro machos adultos do grupo haviam partido em busca de carne. O papel das fêmeas é coletar alimentos, vegetais, que todos percebem ser o principal produto econômico em suas vidas. Os machos caçam, as fêmeas coletam.
Três fêmeas agora estão prontas para partir. Como vestimenta usam uma pele de animal jogada sobre os ombros que o papel duplo de servir para transportar o bebê, e mais tarde para transportar o alimento. Elas levam consigo bastões curtos e pontiagudos, que uma das fêmeas prepara antes usando lascas de pedra afiadas para aparar galhos fortes. Estes bastões servem para cavar, o que permite que as fêmeas desenterrem tubérculos suculentos.
Para colher frutas maduras elas terão que esperar até mais para o fim do ano, quando as chuvas tiverem feito o trabalho da natureza.
Para trás junto a corrente , duas fêmeas repousam. Uma delas ensina uma garota a fazer artefatos de pedra. Pacientemente, a mulher faz dois seixos de lava baterem um contra o outro, com um golpe rápido e preciso. Uma lasca perfeita desprende-se. A menina tenta fazer o mesmo.
Obter lascas afiadas é mais difícil do que parece, e a habilidade é ensinada principalmente por meio do exemplo, e não pela instrução verbal. A garota tenta fazer novamente, e dessa vez sua ação é um pouco diferente. Uma lasca afiada destaca-se do seixo, e a garota deixa escapar um grito de triunfo.
Ao entardecer, o acampamento na margem da corrente fervilha novamente, as três mulheres retornaram com suas peles de animais carregadas de comida: ovos de pássaros, três pequenos lagartos e mel. Felizes, as mulheres conversam sobre o que os homens trarão. Muitas vezes, os caçadores retornam de mãos vazias. Isto faz parte da natureza da busca à carne.
Cansados e cobertos de suor, os três homens voltam exultantes. Eles trazem um bicho, e com o uso de ferramentas de pedra começam a cortar o couro do animal e a separar a carne.
Naquela noite o homem que conduziu o grupo de caçadores corta os pedaços da carne e entrega para as mulheres que sentam em torno dele. As mulheres dão pedaços para as crianças.
Três dias mais tarde o grupo deixa o acampamento pela última vez em busca de segurança de terrenos mais elevados.
Os indícios de sua presença estão espalhados por toda a parte(...). Uma camada fina de depósito cobre os detritos de cinco dias na vida de nosso pequeno grupo, encerrando uma história curta. Finalmente tudo, exceto os ossos e as pedras decompõe-se, deixando magros indícios a partir dos quais reconstruímos essa história."(adaptado de LEAKEY, Richard. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco,1995. p 7)

Agora responda as questões:
1-Sobre o que fala o texto?
2- Como você acha que foi possível ao paleontólogo Richard Leakey reconstruir o cotidiano na vida desse grupo de milhares de anos atrás?
3- Explique como os mais jovens aprendiam as tarefas necessárias para a vida adulta. Retire um trecho que mostre isso.
4- Quais ferramentas de trabalho são descritas no texto e para que elas são utilizadas
5- Como se vestiam os homens de que fala o texto?
6- Reproduza um trecho do texto que explicite se esse grupo humano era nômade ou sedentário.

Trabalho individual:
Agora, em um folha de papel ofício crie uma história em quadrinhos com o título “ Um dia no Paleolítico”. Utilize os elementos do texto e tudo o mais que você tiver estudado sobre este período. Não esqueça de desenhar e pintar os quadrinhos.
Você acha que não sabe desenhar com perfeição? Não se preocupe, o que importa é você conseguir montar uma história que todos possam ler e entender. Solte sua criatividade.

Um comentário: