quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os escravos em Roma

Os escravos era responsáveis por todo o trabalho pesado, eles trabalhavam nas minas, e faziam todas as tarefas difíceis e perigosas, sendo considerados bens materiais, sem possuir nenhum direito civil e, muito menos políticos. Só eram cidadãos os patrícios e os plebeus.
Por volta de 43 a.C, a população escrava de Roma já somava cerca de três milhões de pessoas. Os escravos eram estrangeiros capturados pelos romanos. Muitas vezes esses escravos se revoltavam com as condições a que eram submetidos. Durante a república ocorreram várias revoltas de escravos.
O mais famoso levante foi comandado por Espártaco(que se tornou gladiador), que a frente de um poderoso exército, chegou a ameaçar o poder de Roma, acumulando vitórias graças a brilhantes estratégias.
Somente uma bem preparada força militar liderada por Licínio Crasso conseguiu vencer os homens de Espártaco, que morreu durante os combates. A repressão que se seguiu foi extremamente violenta, para servir de exemplo. Cerca de 6 mil escravos foram crucificados em lugares públicos.

Crie um texto em forma de comunicado do imperador ao povo de Roma sobre a situação da cidade e o levante comandado por Espártaco. Um comunicado é um texto informativo. Ele pode começar das seguintes maneiras: comunicamos, informamos, caros cidadãos romanos, povo de Roma.
Você pode usar trechos do texto para ilustrar seu comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário