terça-feira, 1 de setembro de 2009

Renascimento e Humanismo


Durante séculos da chamada Idade Média a maioria dos europeus morava no campo trabalhando na terra, nunca estiveram em uma cidade e os lugares mais distantes que visitavam ficavam a poucos quilômetros de suas moradias. Nasciam e morriam no mesmo local e pouco sabiam do que estava acontecendo em outro lugar. A Europa estava retalhada em feudos que eram quase como minimundos. Nos séculos XV e XVI, a maioria dos europeus ainda habitava no campo, porém, para as pessoas que moravam nas cidades a existência estava se transformando. As cidades eram os portos e os pontos de rotas comerciais onde aumentava a importância do dinheiro, da competição comercial e do individualismo. Os marinheiro e comerciantes traziam mercadorias com utilidades surpreendentes, novos gostos e formatos, e também contavam suas experiências, como era a vida em outros lugares. As navegações por mares distantes obrigaram os homens a tratarem a natureza como algo que precisava ser medido e calculado. Uniram pelo comércio e troca de experiências os africanos, os habitantes da América, os europeus e os asiáticos. A invenção da imprensa alfabetizou milhares de europeus e passou a informar as pessoas das coisas que aconteciam a milhares de quilómetros. O horizonte de mental de homens e mulheres europeus estava se ampliando e a maneira destes homens compreenderem o mundo também iria aos poucos se alterar. Os historiadores chamaram essa nova visão de mundo de Renascimento.

Os principais valores do Renascimento foram:

Humanismo e antropocentrismo: para os homens do renascimento o ser humano era o centro das preocupações. Apesar da religião ainda ocupar um papel de destaque na vida do homem renascentista ele também valoriza o ser humano.

Individualismo: segundo esse princípio cada pessoa possui a capacidade de alcançar o sucesso ou o fracasso. O invidualismo contestava a idéia medieval de que o destino de um homem estava ligado a sua origem segundo a vontade de Deus. O homem do Renascimento defende a idéia do empenho e do mérito individual, de cada homem ser responsável por seu sucesso ou seu fracasso.

Racionalismo: o pensamento Renascentista defendia que todo o conhecimento deveria ser produzido com base na observação e na experimentação. Ele opunha-se a idéia de que todas as explicações fossem fornecidas pelos livros sagrados ou pela Igreja

O Renascimento na Itália:

O Renascimento começou na Itália e foi lá que ele alcançou seu maior esplendor. Isso ocorreu porque nos séculos XIV e XV, o comércio marítimo com os árabes tinha enriquecido muitas cidades italianas. Além disso, os italianos eram herdeiros diretos da Antiguidade clássica. Os mercadores, os banqueiros, os nobres apoiavam os artistas e sábios através do mecenato. Eles faziam grandes encomendas aos arquitetos, pintores, escultores e poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário