quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As Guerras Púnicas

Mesmo envolvidos em uma acirrada luta interna, entre patrícios e plebeus, os romanos conquistaram quase todos os territórios da Península Itálica. Feito isso, eles partiram para conquistar outros territórios na região do Mar Mediterrâneo. Porém, eles encontraram um obstáculo difícil de transpor: a rica e poderosa cidade de Cartago.
Localizada no norte do continente africano ela havia sido fundada pelos fenícios, tinha mais de 300 mil habitantes e possuía inúmeras colônias na Sicília, na Sardenha e no sul da Península Ibérica. As disputas entre Roma e Cartago levaram às Guerras Púnicas.
Elas se desdobraram em três episódios distintos. No primeiro ocorrido entre 264 e 241aC, os cartaginenses perderam e foram obrigados a entregar a aos Romanos a Sicília, a Sardenha e a Córsega.
No Segundo episódio desse conflito, entre 218 e 201 a.C, os romanos levaram a pior num primeiro momento, mas se recuperaram e terminaram derrotando Cartago, que perdeu sua força naval.
Os cartaginenses não se renderam totalmente, e demoraram 50 anos para se reerguer. Entre 150 e 146 a.C eles deflagraram a terceira guerra Púnica. Cartago foi destruída e cerca de 40 mil cartaginenses foram escravizados, as terras foram distribuídas aos grandes proprietários.
Crie uma notícia de Jornal sobre essas guerras.

Entre no link abaixo e transforme sua notícia em uma página de Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário